Sistemas WordPress Blogs, Sites e Lojas Vital “E-comercio”
28 de junho de 2020
28 de junho de 2020
Sistemas WordPress Blogs, Sites e Lojas Vital “E-comercio”
WordPress é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet (do inglês: Content Management System – CMS), baseado em PHP com banco de dados MySQL, executado em um servidor interpretador, voltado principalmente para a criação de páginas eletrônicas (sites) e blogs online. Criado a partir do extinto b2/cafelog, por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, e distribuído gratuitamente sob a GNU General Public License.
É uma das ferramentas mais utilizadas para conteúdo na web, disputando com o serviço do Google, chamado Blogger. No entanto, o WordPress é adotado por aqueles que queiram uma página com maior personalização e recursos diferenciais.
A popularização deste sistema é devido, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), facilidade de uso e, a versatilidade. Também é possível desenvolver sites de tipo comércio eletrônico, revistas, portfólio, gerenciador de projeto, agregador de eventos e, outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.
O WordPress possui um sistema de modelos, através de um processador de modelos. O usuário pode re-organizar o layout através de widgets sem precisar editar códigos PHP ou HTML; eles também podem instalar e alternar entre temas WordPress. Os códigos PHP e HTML dos temas também podem ser editados para adicionar funcionalidades personalizadas.
Além de estar à frente de todos os outros concorrentes, o WordPress é gratuito e pode ser adaptado, conforme as necessidades de cada empresa ou pessoa.
O que é o CMS WordPress
Em poucas palavras, o WordPress é uma plataforma de gestão de conteúdo na web, utilizada para blogs, sites, portais de notícias, lojas virtuais, portfólios, além de outras aplicações.
O aplicativo está inserido na categoria conhecida pelo nome de CMS, que tem como principal objetivo facilitar, de forma simples e intuitiva, a criação e a edição de conteúdo, sem a necessidade de usar uma linguagem de programação para isso.
Além do texto em si e da possibilidade de incluir conteúdo multimídia, como fotos e vídeos, é possível personalizar o layout do site, elaborar formulários e acrescentar outras funções.
Melhores recursos de um CMS
Os melhores recursos de um CMS como o WordPress oferecem são:
• Um jeito simples de publicar conteúdo. Um editor potente com muitas opções de customização para diferenciar o conteúdo.
• Exibição de conteúdo relacionado por taxonomia. Quanto mais conteúdos o site tiver, mais importante será manter tudo muito organizado. Assim pode organizar em categorias, tags aos artigos e daí em diante.
• Funcionalidade de edição de página. Além de publicar um conteúdo, permite alterar facilmente, mantendo o histórico de alterações.
• Um alto nível de customização. Isto significa que permite adicionar quase qualquer recurso ao projeto, ao criar sites cada vez mais robustos. Graças aos milhares plugins e temas existentes.
• Uma comunidade sólida. Uma comunidade sólida e ativa significa que a plataforma está sempre em desenvolvimento e, consequentemente, estará frequentemente atualizada, moderna e segura, além de receber ajuda desta comunidade.
Diferença entre WordPress.org e WordPress.com
O WordPress conta com duas versões de uso: WordPress.com e WordPress.org. Enquanto a primeira é mais conhecida e oferece hospedagem gratuita para blogs e sites com layouts pré-prontos, a segunda é uma plataforma de código aberto que pode ser instalada em um servidor de preferência do usuário.
WordPress.com:
O serviço de hospedagem usa o software do WordPress. Basta fazer um cadastro gratuito, escolher um domínio “meusite.wordpress.com” ou pagar para ter uma URL personalizada. É possível escolher um layout pré-pronto, que pode ser customizado com algumas limitações.
WordPress.org:
A plataforma de código aberto pode ser instalada em servidores fora do WordPress e com um domínio registrado à parte. Pode ser totalmente customizado de acordo com as necessidades de cada um, sem qualquer restrição de temas, plugins ou recursos.
Cerca de 900 mil sites WordPress foram vítimas de um ataque massivo. Na tentativa de acessar alguma dessas páginas, visitantes são encaminhados para sites com propagandas maliciosas e, se fosse administrador de outra página, também teria seu blog afetado.
A ameaça começou com pacotes em JavaScript para sites mais vulneráveis e, em alguns casos, explorou brechas antigas da plataforma WordPress. O atacante focou nas páginas que ainda contavam com plugins — mais especificamente, o Easy2Map — para aplicar o golpe. Nesse caso, ele conseguia alterar o endereço da página principal de cada para executar uma técnica chamada cross site scripting (XSS).
Em uma publicação, o QA Sênior da Defiant, uma das principais companhias de segurança para sites WordPress, descreveu como eles observaram o crescimento da ameaça. “Ainda que nossos registros mostrem que esse autor tenha enviado uma quantidade menor de ataques no passado, apenas nos últimos dias que ele (o ataque) realmente cresceu, ao passo de atacar 500 mil sites mais de 20 milhões de vezes no dia 3 de maio de 2020”.