Que páginas deve ter o meu site?
31 de maio de 2020
31 de maio de 2020
Que páginas deve ter o meu site?
Neste artigo apresentamos 25 ideias de páginas para acrescentar valor ao seu site.
Antes de começar a pensar sobre o que escrever, é importante que crie um plano, que defina o que cada página deverá conter. Dessa forma, não se irá repetir ou esquecer informações vitais. As páginas mais comuns de sites bem sucedidos incluem:
1. Home Page (Página Inicial)
Esta é a sua página de “vendas”, e deve fornecer informações sobre o que pode fazer para os seus clientes. Deve também dar aos seus visitantes uma breve panorâmica do que pode encontrar no seu site. Esforce-se para que o seu visitante perceba em poucos segundos do que trata o seu site.
2. Produtos / Serviços
Apesar de ter uma página que congregue tudo, é útil ter uma página separada para cada produto ou serviço e escrever o máximo de detalhes possível sobre cada um deles. Comece cada página com um breve resumo do produto ou serviço, para depois detalhar com todos os pormenores. Quando as pessoas estão a pesquisar informações na internet, eles querem saber “AGORA”. Quanto mais informação fornecer mais credibilidade conseguirá obter.
3. Fale Connosco
Coloque informações de contato em tantos sítios quanto possível. Torne mais fácil para os seus clientes contactá-lo. Crie uma página especial “Fale Conosco” e inclua os seus dados na página “Sobre Nós” e também no fim de cada página. Informação a incluir: nome empresarial, endereço físico, endereço de mailing, telefone, fax, e-mail, número de suporte, endereço do website.
4. Preços
Sempre que possível inclua o preço dos seus produtos/serviços. Mesmo se não puder ser específico. Deve colocar, pelo menos, uma margem de preços, por exemplo, serviço de consultoria a partir de R$ 100,00 a hora, dependendo do grau de especialização.
5. Testemunhos/Comentários de Produto/Antes & Depois
Inclua depoimentos dos seus clientes atuais para mostrar aos seus potenciais clientes que é de confiança e confiável, que você proporciona um grande serviço e/ou produtos. Inclua apenas depoimentos reais e, se possível, forneça informações de contato da pessoa que prestou o testemunho. Se não tem nenhum agora, vá buscá-los! Basta enviar um e-mail aos seus clientes e pedir o seu feedback sobre o seu negócio e serviço. Também pode incluir fotos do antes e depois. Mostre a imagem do problema e ao lado mostre a imagem de resolução, com uma explicação dos benefícios do seu produto.
6. Perguntas mais frequentes (FAQ’s)
A página de FAQ’s resulta numa grande poupança de tempo quer para a sua empresa quer para o seu cliente. Em vez de ter que responder às mesmas perguntas várias vezes, coloque-as no seu site e continue a adicioná-las. Quanto mais informações tiver no seu site, menos tempo precisará para responder às perguntas por e-mail ou telefone. As FAQ’s devem focar as preocupações do seu cliente que de outra forma podem ser um obstáculo à concretização de uma venda.
7. Formulário de resposta, como “Subscrever” ou “Questionário”
Uma necessidade absoluta, se quiser construir uma mailing list. A maioria das pessoas não gosta de dar muita informação, por isso, peça apenas o básico, como o Nome e o E-mail. Depois basta manter contato regular com seus clientes, enviando informações que podem ser do seu interesse.
8. Revista online ou Newsletter
Este é um grande instrumento de marketing. Não só o ajuda a manter contato com seus clientes, mas também proporciona ao seu site novos conteúdos. A prática regular de envio de newsletters obriga-o a ir procurar novos conteúdos para o seu site. Inclua informações sobre o seu negócio, setor ou qualquer coisa que possa ser do interesse dos seus clientes.
9. Recursos / Artigos
Acrescente valor ao seu negócio. Forneça informação que é complementar ao que faz. Por exemplo, se vender vinhos inclua informações sobre enologia, viticultura ou gastronomia. Ao adicionar informação extra estimula mais visitas.
10. Quem Somos
Esta é uma página muito importante na medida em que diz ao seu cliente sobre quem você é e por que eles deveriam comprar os seus produtos, serviços e/ou confiar na sua organização. Pode também indicar o seu horário de expediente (se tiver uma loja de retalho) ou quando podem falar com alguém ao telefone. Muitas empresas também incluem a sua missão, detalhes do seu pessoal (fotos, biografias, qualificações), projetos concluídos recentemente, NIF, logotipo, direções para a sua loja/escritório. Também pode incluir detalhes de associações comerciais a que pertence, alvarás e quaisquer prémios que possa ter ganho.
11. Garantia
Garanta uma política de reembolso. Quanto maior o período da política, mais eficaz será. Poderá ser de 30 dias, 60 dias, um ano ou ao longo da vida.
12. Pesquisa
Saiba o que os clientes pensam sobre o seu site, a empresa ou produto.
13. Agenda de Eventos
Isto pode dizer respeito a sua empresa ou setor. Se você é um artista, pode indicar datas, onde e quando a sua arte será exibida ou se você é um cantor, onde irá atuar.
14. Ferramenta de Pesquisa no Site
Alguns visitantes do seu site podem não saber exatamente o que querem, mas, se você incluir uma função de pesquisa no seu site, eles podem procurar facilmente. Tal como os motores de busca, este recurso vai permitir que os seus visitantes digitem uma palavra ou frase e, então, pesquisem no seu site. É como ter um mini motor de busca, só que ao invés de procurar em toda a Web, pesquisa apenas no seu site.
15. Política de Retorno/Devolução
Para fazer com que os seus clientes se sintam mais confortáveis quando efetuam uma operação no seu site, deve garantir-lhes a sua política de retorno/reembolso. Certifique-se que é de fácil compreensão e definida por etapas.
16. Política de privacidade
A privacidade continua a ser uma questão importante para os clientes que compram online. As preocupações sobre como a sua informação irá ser utilizada é uma grande barreira ao fazer uma venda. A experiência de compras na Internet é a base da confiança e a privacidade é o ingrediente número um da confiança.
17. Mapa do Site
Um mapa do site mostra aos visitantes como o site está definido e estruturado e quais as suas secções e respectivos conteúdos. Para além disso, reforça a rede de links internos, facilitando assim aos motores de busca a indexação de todas as páginas do site. Um site com poucos links internos dificilmente conseguirá que os motores de busca cataloguem todas as suas páginas.
18. Informações sobre direitos de autor
O seu site deve ter um aviso de copyright para proteger a sua propriedade intelectual. Aparece geralmente sob a forma de “Copyright (c) 2009, o nome da sua empresa”.
19. Links
Aqui pode colocar links para os fabricantes dos seus produtos, associações comerciais ou serviços complementares. Ao colocar links para outras empresas, pode pedir que façam o mesmo por si. Isto não só lhe irá trazer mais visitantes, mas também pode melhorar o seu ranking no motor de busca.
20. Informações Media
Inclua todas as informações, artigos, fotos dos seus produtos, pessoal, etc que tenham aparecido na media – imprensa, TV, rádio ou internet.
21. Notícias
Pode incluir notícias sobre os seus produtos/serviços ou sobre o seu setor.
22. Loja online
Uma loja online permite que venda produtos diretamente na internet 24 horas por dia/7 dias por semana. Ao construir uma loja online, é importante levar em conta uma série de conceitos-chave. Certifique-se de que quando os visitantes chegam a sua loja os mecanismos de navegação são simples e eficazes. O processo real de realização da encomenda deve ser direto. Certifique-se que aceita métodos de pagamento comuns e convenientes. Teste frequentemente a sua loja, para que possa entender a experiência de compra do seu cliente.
23. Blog
Um blog é um jornal que está disponível na web. A atividade de atualizar um blog é “blogging” e alguém que mantém um blog é um “blogger”. Os blogues são normalmente atualizados diariamente ou semanalmente usando um software que permite que pessoas com pouco ou nenhum conhecimento técnico atualizem e mantenham o blog. Os blogues são uma grande ferramenta, porque ajudam com:
A comunicação com os seus clientes. Os blogues proporcionam-lhe uma forma de se comunicar diretamente com os seus clientes. E é uma comunicação bidireccional. Pode colocar uma mensagem no seu blog e os seus visitantes podem facilmente responder.
Os blogues de marketing de Motores de Busca dão-lhe uma maior presença em motores de busca. Se usa o Blogger (Ferramenta de Blogging do Google), cada mensagem que coloca cria uma nova página no Google, por isso, num curto espaço de tempo, pode ter muitas páginas a apontar para o seu site.
Media e Relações Públicas. Os blogues são excelentes ferramentas RP. Pode publicar as suas novidades media e artigos e fazer com que sejam divulgados pelos meios de comunicação.
Gratuito ou Low Cost
24. Galeria de Fotos
Mesmo que não pretenda vender os seus produtos online, pode querer demonstrar os seus produtos ou serviços numa galeria de fotos – mostre como os seus produtos ou serviços estão a ser utilizados pelos seus clientes. Dizem que “as imagens valem por mil palavras” e no seu site, é particularmente importante. Não dê aos seus clientes uma razão para visitar o site do concorrente e forneça-lhes todas as informações de que podem eventualmente precisar ou querer.
25. Clientes/Portfolio
Divulgue os seus trabalhos ou clientes. Isto dar-lhe-á maior credibilidade visto que demonstrará que tem experiência comprovada naquilo que vende.