WebMarketing
28 de junho de 2020
28 de junho de 2020
WebMarketing
O que é um hotsite?
Na tradução literal do inglês, o termo significa “site quente”, o que não deixa de ser uma verdade quando se entende a sua proposta. Empresas que usam o hotsite estão em busca de trazer algo realmente chamativo dentro de sua estratégia de marketing, ou seja, algo quente, recém-lançado e que desperte a curiosidade do seu público.
Para quem já acessa o site de determinada empresa, o hotsite é algo à parte, ou seja, um site paralelo que foi desenvolvido para uma ação de divulgação específica. Um bom exemplo é a Black Friday, que tem imensa procura e precisa, além da oferta ideal, também de um posicionamento de destaque.
O hotsite é concretamente um site, só que menor e com menos páginas, mas que tem um foco específico em alguma campanha que a empresa desenvolve. Essas ocasiões podem ser desde datas específicas até lançamentos de produtos ou serviços.
Já que a motivação central é captar a atenção do público exclusivamente para esse acontecimento, é criado um site exclusivo para ele.
O destaque e a iminência para conversões
Tente retomar na sua memória a infância e as brincadeiras mais simples que você gostava. Lembra aquela que consistia em um item sendo escondido e, enquanto você procurava, alguém dizia se estava frio (longe de ser encontrado) ou quente (perto de ser encontrado)? É justamente esse conceito utilizado na estratégia de um hotsite.
No entanto, aqui estamos falando de usuários. Se o cliente já conhece a sua estrutura na web e chega até o seu hotsite, são grandes as chances de ele ter real interesse no conteúdo dessas páginas. Na prática, é como um lead em fundo de funil, ou seja, na iminência da conversão.
Essa ação é desenvolvida justamente para direcionar pessoas que já estão prontas para tomar uma decisão e têm real interesse no que você oferece nesse hotsite. Ele vai funcionar como um”setor” especial voltado para quem sabe o que quer.
O fato de ele ser separado, ou seja, um ambiente próprio e independente, é o que dá o destaque que ele necessita para mostrar que ali há uma campanha dedicada.
Quem acessa o hotsite consegue identificar todo um trabalho específico voltado à informação sobre o serviço ou produto. O ambiente em si é convidativo para a conversão, e essa é justamente a finalidade dele.
Qual a diferença entre sites, hotsites e landing pages?
Hotsite, sites e landing pages são 3 diferentes possibilidades de posicionamentos e estratégias para a web. Na prática, cada um deles funciona de maneira bem diferente e serve para momentos distintos de aplicação.
Não necessariamente todos serão indispensáveis para a sua estratégia, no entanto, você só entenderá isso quando conhecer mais a fundo a finalidade de cada um e em que situações eles funcionam bem.
Não é porque eles existem como estratégias sólidas de Marketing Digital que podem ser úteis à sua empresa, especialmente de maneira prolongada.
A seguir, veja as principais diferenças entre eles, saiba quais resultados podem proporcionar e entenda melhor se podem ser encaixados nas estratégias da sua empresa.